Info

SANTO ANTONIO DO PINHAL


A cidade de Santo Antônio do Pinhal fica em São Paulo, e foi fundada no dia 13 de Junho de 1860. Localizada na região do Vale do Paraíba, a cidade atrai muitos turistas na época de inverno, que em sua maioria procuram descanso, conforto e um bom clima para passar as férias. A gastronomia do município também é ótima, já que o mesmo conta com ótimos restaurantes. Considerada uma estância climática, Santo Antônio do Pinhal é hoje um ótimo lugar para conhecer e morar. Veja abaixo algumas Fotos da cidade:









SÃO BENTO DO SAPUCAÍ



da Folha Online

Encravada na serra da Mantiqueira, São Bento do Sapucaí (164 km nordeste de SP) tem como principal atração a Pedra do Baú -conjunto rochoso transformado em parque ecoturístico. Com 340m de altura e a 1.964m de altitude, a Pedra do Baú atrai praticantes de escalada, caminhada, e asa-delta.

Com acesso mais fácil que a Pedra do Baú, as pedras Bauzinho e Ana Chata, que têm 1.700m de altitude, são passeios indispensáveis para quem visita a cidade.

Para os visitantes que não dispensam um bom banho de cachoeira, São Bento do Sapucaí conta com cachoeiras como a do Toldi, uma das mais bonitas com 70m de queda, a do Serrano, com poço raso e queda leve, a dos Amores, com poço para banho e várias quedas.

Do artesanato de São Bento de Sapucaí destacam-se as peças esculpidas em madeira e as feitas de cobre.

Veja as atrações turísticas de São Bento do Sapucaí:

Pedra do Baú
O clima convida para a escalada da Pedra do Baú com seu bloco de granito e uma base de 540 metros de comprimento por 40 metros de largura, e uma altura de 340 metros.

Na face norte são 620 degraus (320 de ferro e 300 de pedra), no lado do Paiol Grande, e pela face sul do lado do bairro do Baú são outros 600 degraus, sendo 300 de ferro.

A primeira escalada foi feita pelos alpinistas Antônio Teixeira de Souza e João Teixeira de Souza em 12 de agosto de 1940. O nome Pedra do Baú origina-se da palavra Embahu que em Tupi-guarani significa "ponto de vigia".

Ainda hoje é possível ver os alicerces do antigo abrigo, destruído pela ação do tempo e principalmente por frequentadores. Na região também há a pedra Ana Chata, Bauzinho e várias trilhas com todos os graus de dificuldade.

Igreja Matriz
Com estilo colonial, paredes de taipa e construída pelos escravos, a Igreja Matriz é um monumento histórico. No seu interior há telas de pintores de renome de 1853. Fica na praça Cônego Bento de Almeida. Foi reformada recentemente.

Quilombo
Este pequeno bairro de São Bento parece um presépio pela disposição de casinhas rudes ao redor da igreja Nossa Senhora da Conceição Imaculada e de uma escola. É centro do folclore, arte e artesanato, mutirão e encomenda das almas. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de São Paulo. Neste bairro o artesanato é feito por talentosas mãos de pessoas simples que viveram no campo e que atualmente perpetuam, em suas obras, os costumes de uma época.

Mirante das Hortênsias
Localizado no centro da cidade, é um barranco urbanizado. Com escadas até o topo da rua Pereira Alves é uma parada de descanso ornamentada com hortênsias e outras variedades de flores.

Cruzeiro
Construído de cimento armado, bem próximo à cidade, pouco menos de um quilômetro, todo iluminado, e passeio também pitoresco de onde se pode avistar toda a cidade.

Cachoeira dos Amores
Localizada num vale perto do acampamento Paiol Grande e a Pedra do Baú, recanto pitoresco com mais de 300 metros de queda d'água. Fica a cinco quilômetros da cidade. É chamada Cachoeira dos Amores por receber namorados da região e turistas que frequentam o acampamento vizinho. A Cachoeira deságua num lago que chega a profundidade de 1,40m de águas cristalinas. Outra vantagem é o fácil acesso por asfalto.

Fazenda do Estado
De propriedade do Governo do Estado de São Paulo, de lá também se avista a cidade em toda a sua extensão exposta sempre a visitação pública. Existe nessa fazenda, que produz mudas e sementes, os mais variados tipos de frutas européias, maçã, pêssego, uva, azeitona, caqui e morango.

Toldi
Região onde estão se formando campos de altitude, é uma das mais altas do município alcançando em alguns locais a altitude de 1.800 metros. A Cachoeira do Toldi, no meio da Serra do Baú, tem mais de 200 metros e é a mais alta de São Bento.











GONÇALVES/MG

A 190 Km de São Paulo, no topo da serra da Mantiqueira, Gonçalves possui uma exuberante paisagem natural, com florestas de  araucárias, belíssimas cachoeiras, penhascos que chegam a 2.100m de altitude e inúmeros cursos d'água. Tudo isso faz de nossa região o lugar ideal para a prática de turismo rural, esportes radicais, caminhadas, ou simplesmente um delicioso banho de cachoeira.